10 agosto 2015

A História do Jeans



Foi em Nime na França que inicia a história do Jeans. Foi em 1792 que esse tecido foi fabricado pela primeira vez, este tecido ficou conhecido como o nome de Nimes, essa expressão com o passar do tempo foi abreviada para Denim. Era um tecido que não necessitava de cuidados, era robusto e durável, os trabalhadores do campo e os marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génove, foram os primeiros a usarem, só que eles reclamaram porque o tecido não tinha movimento.








Chegando mais tarde aos Estados Unidos. Em 1853 com a corrida do ouro na Califórnia, um jovem judeu alemão, com o nome de Levi Strauss, que vendia lona de carroças, vendeu o tecido para os trabalhadores mineiros e foi feita a primeira calça com esse tecido. Era na cor marrom e pouco flexível e  eles reclamavam, Levi então decidiu procurar outro tecido que fosse resistente, durável, flexível e confortável.

Foi para a Europa que ja estava mais desenvolvida, a procura de um novo tecido feito de Algodão Sarja( Nimes). E surgiu a famosa calça Levi Strauss e com o passar do tempo as calças Jeans foram melhorados.




Em 1860- Foram acrescentados os botões de metal.
Em 1886- Começou a coser a etiqueta de couro no cós das calças.
Em 1890- Começou-se a utilizar a cor azul índigo.
Em 1910- Os bolsos traseiros fizeram a sua aparição.





  

E por volta da década de 30 começou a popularidade do Jeans.





Curiosidade:

Porque se chama Jeans as calças criadas por Levi Strauss?

- Os marinheiros do porto de Génova usavam este tecido de Nimes e eles tinham o costume de chamar Genes as suas calças de trabalho, e nas suas pronuncias da palavra Genes com o sotaque italiano vincado pronunciavam Genes dando a impressão de pronunciarem Jeans, e assim acabou por se transformar. Essas calças de Jeans e espalhou pelo mundo.






 



*Fotos de: modaematacado.com.br, elasproduzidas.com.br, fashionato.literatortura.com.br, paitlima.wodpress.com, modaetica.com.br, empresaverde.blogspot.com, pt.wikipedia.org, raquelbaracato.com, usejeans.wordpress.com, ralphbraz.blogspot.com
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário